Luto pela perda de alguém
O luto é caracterizado como uma perda de um elo significativo e/ou real entre uma pessoa e seu objeto, geralmente, como quando morre alguém querido. O sentimento se apresenta por meio das lembranças espontâneas da perda que, por sua vez, intercalam-se com cenas agradáveis e desagradáveis que comumente levam a sensações como “vazio no estômago” e “aperto no peito”.
Este sentimento costuma provocar um notável falta de interesse pelo mundo exterior e sua diluição é a longo prazo, mesmo assim com o passar do tempo o choro e a tristeza vão passando e a pessoa se reorganizando. Considera-se, entretanto que, caso o indivíduo não consiga lidar com a perda por mais de 6 meses, permanecendo profundamente triste e sem disposição para se reorganizar, considera-se um luto patológico e a psicoterapia é indicada.
Embora o luto tenha diferentes formas de expressão em diferentes culturas – como uso de determinada cor, por exemplo -, quanto maior for o apego ao outro, maior tende a ser o sentimento de luto.