Cuidado para não exagerar no Café!
Os efeitos do consumo do café no organismo são conhecidos principalmente pelo aumento do ânimo e desempenho. Embora seja uma das substâncias mais usadas no mundo, ainda não se sabe todas as implicações deste hábito para a saúde mental dos indivíduos.
As investigações em torno do tema tentam responder a seguinte questão: existe uma margem segura para o consumo de café? A resposta parece sempre apontar para o consumo moderado, entretanto, para algumas pessoas, o seu uso nem mesmo é recomendado.
O aumento de atenção provocado pela ingestão do café ajuda muitas pessoas durante o dia a dia, porém, pessoas com transtorno de ansiedade, por exemplo, devem evitar o uso da substância, uma vez que, a cafeína possui efeito ansiogênico, ou seja, induz a ansiedade e desconforto físico ou psíquico. Outro exemplo, são os portadores de síndrome do pânico e fobia social, estes pacientes são bastante afetados pelos efeitos da cafeína no organismo. No entanto, pacientes de fobias específicas não parecem reagir negativamente aos seus efeitos.
É importante, sobretudo, ter em mente que a cafeína é um estimulante e, portanto, possui efeitos positivos e negativos. Como outros estimulantes, o café tem potencial de causar dependência, intoxicação, com sintomas de náusea, ansiedade, palpitações, nervosismo, entre outros. Sendo assim, nunca é demais maneirar no cafezinho.
No related posts.